Pages

Subscribe:

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A Origem da Vida


Quando Ridley Scott anunciou que faria uma "pré-sequência", uma continuação onde a história se passa antes do filme original, do clássico da ficção e marco do cinema, Alien - O Oitavo Passageiro, os fans criaram expectativas em torno do retorno do diretor à ficção, e a um de seus primeiros filmes. E após uma excelente divulgação, incluindo vários trailers, Prometheus (Prometheus, 2012) foi lançado no dia 15 de junho no Brasil, que acompanha a viagem de uma equipe pelo espaço em busca da origem da humanidade. Apesar de ser uma "pré-sequência", a história de Prometheus é diferente da de Alien, e o filme se passa anos antes do original. No elenco estão Noomi Rapace, Michael Fassbender, Guy Pearce, Idris Elba, Logan Marshall-Green e Charlize Theron

Dois cientistas Elizabeth (Noomi Rapace) e Charlie (Logan Marshall-Green), que também são casados, descobrem vestígios sobre a nossa origem, e vão para a lua LV-223 à bordo da nave Prometheus, junto com Vickers (Charlize Theron), o robô David (Michael Fassbender) e o capitão Janek (Idris Elba). Já na lua, no ano de 2093, a equipe começa a investigar o lugar à procura dos "Engenheiros", como são chamados os nossos criadores, mas acabam encontrando junto algo que pode destruir toda a população da Terra, caso isso consiga escapar do planetoide. 


Já digo de início que Prometheus não tem nada haver com o original Alien. Primeiro que o longa se passa em 2093, anos antes do Alien original; e segundo, o planetoide, ou Lua, onde se passa a história de Prometheus, se chama LV-223, enquanto a de Alien, se chama LV-426. Sim, eu pensava que teria mais relação, mas isso não é motivo para desespero. Na real, as referências existem, mas são mais nas partes técnicas do que na história propriamente dita. O novo filme de Ridley Scott é 100% ficção, e do melhor estilo que pode existir: viagens no espaço, naves espaciais altamente tecnológicas, repleto de cenários futuristas com monstros alienígenas e investigação dos lugares mais distantes do universo. Tudo perfeito graças aos cenários incríveis, e os efeitos especiais de primeira linha caprichados. O 3D de Prometheus não é tão bom quanto falaram, mas tem bastante cenas onde o efeito 3D fica bom. 



A história e o enredo são ótimos, e os argumentos são grandes filosofias sobre a nossa origem. No longa, a personagem de Noomi Rapace acredita que a nossa origem vem de seres alienígenas que ela chama de "Engenheiros". O argumento usado é mais científico, alegando que o nosso DNA tem origem desses engenheiros. Colocando isso de lado, o enredo de Prometheus pode cansar o espectador, que está ansioso para encontrar alguma criatura monstruosa (eu estava assim na sessão). Isso foi o que mais pecou no filme: poucas cenas onde aparecem criaturas alienígenas. Além disso, a história é um pouco confusa e alguns acontecimentos nada tem haver com a história (quem sabe tenha em Prometheus 2), acabando ali a cena, deixando o espectador com mais dúvidas (quem sabe as respostas venham em Prometheus 2). Mas o suspense, horror e todos os elementos da ficção estão presentes no longa, que prometem deixar o espectador grudado na tela nos seus 30 minutos finais (com direito a uma cena forte de cesariana e uma trilha sonora empolgante). 


Noomi Rapace é a "mocinha" do filme, homenageando a eterna tenente Ellen Ripley de Alien. Ela tem um motivo por acreditar que o ser humano tenha vindo de um ser alienígena, mesmo ela tendo no pescoço um crucifixo. E já adianto que a cesariana é nela, então se você é fã da atriz, reze para que tudo de certo. Charlize Theron é a antagonista do filme, a responsável pela missão. Sua personagem é fria e determinada, tendo algumas cenas que ela muda (sim né, depois de acharem que ela é um robô). E falando nisso, um elemento que sempre esteve presente em todos os filmes da série Alien: um robô, que em Prometheus é David (Michael Fassbender). Ele interage bem com os humanos, diferentemente dos filmes da série Alien. Mas isso não o torna tão bonzinho assim. O ator interpretou muito bem o androide David, deixando-o com um ar de misterioso, prestes a aprontar alguma coisa. 


No fim, Prometheus deixa mais perguntas do que respostas, mas promete entreter o espectador, e os fans de ficção e da série Alien. E não fique desapontado com o fato de não ter tanta ligação com o Alien original (quem sabe em Prometheus 2?). Sim, eu fiquei um pouco, mas já imaginava que seria assim; mas existem vários elementos que podem se encaixar com o original (exemplo disso é uma versão enorme do "face-huger", a criatura que injeta o embrião dentro do corpo contendo o alien). Também descobrimos quem são dos donos da nave que aparece no Alien original, mas sem nenhum vestígio dos aliens. Mas ainda me pergunto: será a criatura que aparece no final, é um protótipo do alien? Mas se esse planetoide não é o mesmo que a nave Nostromo pousou anos depois, como surgiu os ovos dos aliens? E por fim, porque aquela criatura surgiu na ultima cena do filme? Quem sabe em Prometheus 2 as respostas venham. Sim, a FOX deu sinal verde para iniciarem os projetos para a sequência. Prometheus faturou U$125,8 milhões nos EUA, totalizando U$309,8 milhões em todo o  mundo. 

Resta agora esperar o lançamento em DVD e Blu-Ray de Prometheus, com cerca de 30 minutos a mais de filme.












0 comentários:

Postar um comentário